Na maior parte das vezes que se faz uma perfuração, os piercers colocam uma jóia mais comprida porque a área vai inchar e, desta forma, o novo piercing não vai magoar a pele, ou incrustar-se no tecido. Passado algum tempo - que pode ir de uma semana a dois meses -, o inchaço passa e a jóia fica demasiado comprida. Então é necessário colocar uma mais pequena. O Downsizing é exatamente isso: a redução do comprimento das jóias.
Nem todos os piercings precisam de downsizing – por exemplo, os surfaces e os microdermais não necessitam. Os piercings orais e na cartilagem das orelhas necessitam sempre, pois são zonas que incham bastante. Algumas jóias só precisam de ser reduzidas uma vez, mas outras convém serem reduzidas mais duas ou três vezes - como é o caso do piercing da língua, que é feito, normalmente, com 6mm a mais.
Não fazer o downsizing pode causar uma série de problemas, nomeadamente:
• Migração da jóia – que é quando a jóia se move do local onde foi, inicialmente, colocada;
• Danificar os dentes ou as gengivas – no caso dos piercings orais;
• Inflamação;
• Prende mais facilmente no cabelo e na roupa;
• Mudança no ângulo do piercing – o novo orifício ainda está a cicatrizar e dormir sobre ele, com uma jóia maior do que o necessário, pode fazer com que a perfuração fique torta (ex: hélix).
Apenas os profissionais conseguem saber com precisão se já é possível fazer um downsize, dai a importância de manterem contacto com os seus clientes (e os clientes com o piercer, claro). Às vezes não é necessária uma visita presencial para confirmar se já é altura de reduzir a jóia. Algumas fotografias costumam ser suficientes.
*Nenhuma das perfurações foi realizada por mim, as fotografias foram retiradas do google imagens.
Comentários